A L Glutamina é, sem dúvidas, um dos suplementos alimentares mais consumidos por atletas das mais variadas modalidades desportivas, dentre as quais podemos destacar a musculação. Você já faz uso dessa substância em sua rotina de suplementação? Ainda não? Então prepare-se para conhecer tudo o que a L Glutamina tem para oferecer a você e desfrute de todos os seus benefícios já!
De modo geral, a L Glutamina é um aminoácido não-essencial, isto é, produzido pelo organismo por meio de ação do metabolismo. A síntese da Glutamina ocorre a partir da combinação de três elementos: valina, isoleucina e ácido glutâmico. Se você parar para pensar, perceberá que são dois BCAAs dos mais importantes, a participar do processo; portanto, esse composto é a maior e melhor fonte para a síntese de L Glutamina.
A L Glutamina deve ser ingerida por meio de suplemento específico – embora Whey Protein seja composto também por uma quantidade de L Glutamina. E a dosagem irá variar conforme a concentração e se o suplemento é em pó ou cápsulas.
De modo geral, indica-se uma dose de 5 gramas ao deitar, justamente como forma de retardar a perda de massa muscular ao longo das horas de sono – momento no qual o hormônio de crescimento – GH – é liberado e ocorre a construção muscular.
E você? Tem experiência com L Glutamina? Não deixe de inclui-la em sua suplementação diária.
A L Glutamina é essencial para a função do cérebro. Em alguns estados corporais como o estresse, injúrias, atividade física intensa (atleta), alguns órgãos corporais necessitam de uma demanda muito maior de L glutamina, o que pode não ser possível apenas pela síntese corporal.
Tem importante função na melhoria do sistema imunológico, pode representar uma intervenção nutricional eficaz na recuperação de indivíduos com traumas e submetidos a situações extremamente catabólicas, como as decorrentes do exercício físico, uma vez que atenua a degradação dos estoques de antioxidantes corporais é indicado nos processos degenerativos do organismo causado pelo desgaste de atividades. Excelente para a recuperação das perdas orgânicas que ocorrem diariamente com a poluição, cigarro, álcool e alimentação insuficiente.
A L Glutamina é o aminoácido livre mais abundante no sangue e tecido muscular. Além de atuar como substrato energético para as células imunológicas, a L Glutamina exerce uma importante função anabólica promovendo o crescimento muscular.
Apesar de ser um aminoácido não essencial, a L Glutamina tem sido considerada nutriente não dispensável, principalmente em estados catabólicos, quando ocorrem alterações do fluxo interorgânico de L Glutamina, com diminuição de suas concentrações plasmáticas e na musculatura esquelética.
Constitui-se o principal combustível oxidativo das células epiteliais, razão pela qual desempenha papel importante na manutenção da estrutura e das funções intestinais.
Sua síntese acontece primariamente nos músculos, mas também nos pulmões, fígado, cérebro e possivelmente no tecido adiposo (Rowbottom, 1996).
Os rins, células do sistema imune e trato gastrintestinal consomem-na enquanto o fígado é o único órgão que tanto consome como produz. Sob algumas condições, como uma reduzida oferta de carboidratos, o fígado pode se tornar um consumidor de L Glutamina (Walsh, 1998 e Rowbottom, 1996). Em alguns estados corporais como o estresse, injúrias, atividade física intensa (atleta), alguns órgãos corporais necessitam de uma demanda muito maior de L Glutamina, o que pode não ser possível apenas pela síntese corporal.
É responsável por diversas das funções vitais centrais do organismo, tais como rim, fígado, intestino, pulmões, entre outros, de modo a representar 1 em cada 5 partes de total de aminoácidos do plasma sanguíneo.
A L Glutamina também serve para fazer o transporte de amônia e nitrogênio pelo sangue, bem como fortalece o sistema imunológico, de modo geral. Contribui ainda para a reprodução das células intestinais e para sua permeabilidade – ou seja, propriedade de absorver as substâncias presentes no organismo.
No caso específico dos praticantes de musculação e/ou exercícios de alta ou altíssima intensidade, a L Glutamina responde por não permitir que o corpo entre em estado de catabolismo muscular – ou sofrer com os efeitos de excesso de treino, o chamado overtraining. Para esses atletas, a demanda de L Glutamina pelo tecido muscular é muito maior do que o corpo é capaz de produzir naturalmente; por isso a necessidade de suplementação.
Cada porção (1 dosador medida) fornece 5 g de L Glutamina. Misturar com 100 ml de água. A quantidade a ser administrada deve ser ajustada de acordo com a necessidade nutricional de cada indivíduo, conforme orientação médica ou de nutricionista. Se utilizar sonda, administrar o produto lentamente.
"Crianças, gestantes, nutrizes, idosos e portadores de qualquer enfermidade devem consumir este produto sob orientação de médico ou nutricionista."
L-Glutamina.
Guardar em lugar seco e fresco a temperatura ambiente de (15 a 30ºC). Após aberto, retirar a quantidade a ser utilizada e fechar imediatamente a embalagem, mantendo em temperatura ambiente (15 a 30ºC).
Suplementos Premium de Alta Qualidade e Confiabilidade. Saúde e Nutrição de Excelência há 21 anos. Matéria-Prima Importada. Indicados por Médicos e Nutricionistas de todo Brasil.